domingo, março 18, 2007

Xeque ao Rei

Título: Xeque ao Rei
Autor: Joanne Harris
Editora: Edições Asa

Sinopse:
"Em St Oswald's - uma selecta escola secundária masculina do Norte de Inglaterra - um novo ano escolar acabou de começar, mas para os seus funcionários e alunos sopram ventos indesejados de mudança. Todo um universo de novas tecnologias e valores se tem vindo a impor e Roy Straitley, professor de Latim, excêntrico e já veterano na escola, sente-se excluído e, ainda que de forma relutante, capaz de contemplar a hipótese de se reformar.
Mas, por detrás das pequenas rivalidades, disputas infantis e crises quotidianas da escola, agita-se algo mais sombrio. E um rancor, secreta e cuidadosamente alimentado durante treze anos, está prestes a eclodir. Quem é o misterioso autor das cruéis partidas que estão a tornar-se gradualmente mais violentas – e talvez fatais? E como pode um velho, já obscuro e meio-esquecido escândalo tornar-se na pedra que derrubará o gigante?"

Comentário:
Desde Chocolate que acompanho todas as obras desta escritora inglesa, com ascendência francesa. Desta vez o cenário é mesmo em Inglaterra, no seio daqueles colégios "only boys" de que tanto se fala. Uma escrita sinuosa e vertiginosa. Suspensa do que vai acontecer. Uma surpresa constante. Gosto muito.

3 comentários:

Mãe Babada disse...

Li quase tudo dela mais por vicio, do que outra coisa. Gostei muito do "Chocolate" e dos "Três quartos de Laranja". Depois comecei a achar que era mais do mesmo.

Com este, irritei-me, porque me senti enganada!

mamã gaivota disse...

Surpreendeste-te com o final? A mim apanhou-me mesmo!

Cristina disse...

Também a mim :). Não estava à espera...