terça-feira, fevereiro 10, 2009

Ensaio sobre a Cegueira

Título: Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
"Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado. Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada "sociedade de cegos" entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano."

Comentário:
Estreei-me na obra do nosso Nobel. E francamente, gostei. Um tema extremamente original, como já nos habituou.
Um livro que impressiona. Como o caos pode dominar uma cidade, quando o impensável acontece. Tudo o que foge à normalidade desperta os mais violentos e improváveis sentimentos, no âmago da nossa alma humana.
Um livro que choca os mais sensíveis. A descrição da selva que ocupou o espaço urbano e do cativeiro dos primeiros a cegar é feito sem rodeios nem floreados. Áspero e cruel.
Um livro que leva à velha questão. O que seremos nós capazes de fazer numa situação limite? Reduzir-nos a meros seres dominados pelo medo e pela necessidade? Transformar-nos em animais humanos?
Um livro arrepiante.

5 comentários:

Butterfly disse...

"Ensaio sobre a Cegueira", um dos 10 livros que mais gostei de ler em 2008 !
O livro envolveu-me de tal forma que passava as linhas a evitar pestanejar, não fosse ainda ficar cega ou simplesmente perder a noção do que via ! ;)

Bjinhos

Borboleta disse...

Tenho bastante curiosidade em relação a Saramago, nunca li nada dele.. Fiquei bastante interessada neste "Ensaio sobre a Cegueira"!
Reparei que estamos a ler o mesmo livro. :) beijinho*

Butterfly disse...

Cristina, tens um prémio para ti no meu Blog ! ;)

Bjinhos

Pedro disse...

Ainda bem que gostaste! Também adorei ler este livro, aliás adoro Saramago... É uma leitura absorvente.

the-door-to-my-imaginarium disse...

o filme é excelente o livro ainda não li, de saramago ainda só li a viagem do elefante!