terça-feira, julho 17, 2007

A Espada de Fortriu


Título: A Espada de Fortriu
Autor: Juliet Marillier
Colecção: Volume II das Crónicas de Bridei
Editora: Bertrand Editora
Sinopse:
"A "Espada de Fortriu" cobre os primeiros seis anos do reinado de Bridei como rei de Fortriu. O reino de Fortriu gozou cinco anos de paz desde que Bridei chegou ao trono. Agora, o rei prepara-se para uma guerra há muito esperada que, segundo pensa, banirá para sempre do Ocidente os invasores Galeses. A princesa Ana, refém de Fortriu desde a sua infância, é enviada para Norte, para se casar, estrategicamente, com um líder que nunca viu, e com isso ganhar um aliado no qual se baseia a vitória de Bridei. A sua escolta é conduzida por um homem que ela despreza: o enigmático Faolan, assassino e espião de Bridei."

Comentário:
Na lógica de um tempo em que dominava o misticismo, a magia e os humanos coabitavam com os povos dos boa gente, com duendes, com espíritos, entre outros, numa Inglaterra, far far away, na altura dos vikings, homens ruivos e grandes, considerados invencíveis.
Eu divirto-me sempre a lê-la. Embora o tema já seja recorrente, é um estilo que a caracteriza e que ainda consegue surpreender. São livros onde o improvável acontece sempre, onde o amor entre dois seres diferentes vinga sempre e a todos desafia. Penam muito mas conseguem...
Dos mais realistas fica a lembrança da primeira trilogia "Sevenwaters", que devorei e que me apresentou a esse mundo dos celtas...

2 comentários:

Filipa disse...

Não conhecia esta escritora e adoro ficção científica. Acho que vou tirar o nome para ir à Fnac ver se o compro...
Conheces a Marion Zimmer Bradley? "As Brumas de Avalon"?

Filipa disse...

Agora estou a ver se leio o ultimo do Harry Potter! O Marcelo disse que o tinha lido em 7 horas!!!
Acho que vou tirar uma noite deste fim de semana para o ler... ;))