segunda-feira, junho 15, 2009

A Vida num Sopro



Título: A Vida num Sopro
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva

Sinopse:
"Portugal, anos 30.
Salazar acabou de ascender ao poder e, com mão de ferro, vai impondo a ordem no país. Portugal muda de vida. As contas públicas são equilibradas, Beatriz Costa anima o Parque Mayer, a PVDE cala a oposição.
Luís é um estudante idealista que se cruza no liceu de Bragança com os olhos cor de mel de Amélia. O amor entre os dois vai, porém, ser duramente posto à prova por três acontecimentos que os ultrapassam: a oposição da mãe da rapariga, um assassinato inesperado e a guerra civil de Espanha.
Através da história de uma paixão que desafia os valores tradicionais do Portugal conservador, este fascinante romance transporta-nos ao fogo dos anos em que se forjou o Estado Novo.
Com A vida num sopro, José Rodrigues dos Santos traz o grande romance de volta às letras portuguesas."


Comentário:
"Viver é sofrer". Uma frase que lemos várias vezes neste livro e que se adequa bem à história de amor que se entrelaça com o Estado Novo, com a PVDE e com a Guerra Civil espanhola.
É um livro muito triste, feito de coincidências espantosas (e se forem verdadeiras, incríveis!) com um final inesperado. Um beco sem saída, um sacrifício em nome do amor e da honra, uma armadilha desleal. São vários os motivos que podem explicar a atitude de Luís.
Já consegui interiorizar o estilo do autor e agarrar o essencial no meio de tanta metáfora. Lê-se bem, tem uma edição apelativa com um bom tamanho de letra e é levezinho.


2 comentários:

Mãe da Rita disse...

Pensei o mesmo que tu: que triste! O autor tem um estilo fácil mas a investigação histórica parece-me boa e fiquei interessada por um período tão próximo e tão distante, ao mesmo tempo. Que lês agora? Bjs

Maria Pereira disse...

Tb está na mimnha lista de leituras próximas

Bjs