quarta-feira, julho 09, 2008

As Mulheres do Meu Pai

Título: As Mulheres do Meu Pai
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora: D. Quixote

Sinopse:
"Faustino Manso, famoso compositor angolano, deixou ao morrer sete viúvas e dezoito filhos. A filha mais nova, Laurentina, realizadora de cinema tenta reconstruir a atribulada vida do falecido músico.
Em As Mulheres do Meu Pai, realidade e ficção correm lado a lado, a primeira alimentando a segunda. Nos territórios que José Eduardo Agualusa atravessa, porém, a ficção participa da realidade. As quatro personagens do romance que o autor escreve, enquanto viaja, vão com ele de Luanda, capital de Angola, até Benguela e Namibe. Cruzam as areias da Namíbia e as suas povoações-fantasma, alcançando finalmente Cape Town, na África do Sul.
Continuam depois, rumo a Maputo, e de Maputo a Quelimane, junto ao rio dos Bons Sinais, e dali até à ilha de Moçambique. Percorrem, nesta deriva, paisagens que fazem fronteira com o sonho, e das quais emergem, aqui e ali, as mais estranhas personagens.
As Mulheres do Meu Pai é um romance sobre mulheres, música e magia. Nestas páginas anuncia-se o renascimento de África, continente afectado por problemas terríveis, mas abençoado pelo talento da música, o sempre renovado vigor das mulheres e o secreto poder de deuses muito antigos."

Comentário:
Estava mesmo entusiasmada para ler este livro. Infelizmente, não consegui embrenhar-me na narrativa. O estilo próprio, com capítulos curtos, sempre com diversos narradores tem a sua piada ao início. Depois, só serviu para me confundir. Voltava atrás várias vezes, tentando adivinhar qual o narrador. Perdi o rumo da história, a lógica do enredo. Creio que nem percebi muito bem a relação Laurentina-Karen. Enfim...
A final, consigo encontrar sempre aspectos engraçados que me arrancaram uns sorrisos: a verdadeira história de Faustino Manso e a ironia da situação, o Pouca Sorte que conduzia a dormir e o seu passado "tenebroso", a Laurentina e os seus amores. No entanto, não me convenceu...

Um comentário:

Pedro disse...

Olá Cristina!

Já venho a este blog há algum tempo, e finalmente vejo um poste novo! Para isso, estou aqui a comentar.

Gosto do teu blog e das tuas opiniõs. Há muitos livros que gostaria de ler e que já li, e gosto de ler a opinião dos outros...

Nunca li nada de Eduardo Agualusa, talvez porque é dos autores que não me parecem tão fascinantes... Talvez não te tenhas embrenhado na leitura deivdo a alguma coisa fora do conteúdo, mas também não mostraste muito entusiasmo, e acho que este será dos livros que deixarei sempre de lado. Caso nunca me ofereçam! ^b^

Espero por novas opiniões!