segunda-feira, março 03, 2008

Sapatos de Rebuçado


Título: Sapatos de Rebuçado
Autor: Joanne Harris
Editora: ASA

Sinopse:
"Sapatos de Rebuçado é mais uma viagem ao mundo encantado de Joanne Harris. Um (esperado) regresso a Chocolate.
Após ter abandonado a aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, cenário de CHOCOLATE, Vianne Rocher procura refúgio e anonimato em Paris, onde, juntamente com as suas filhas Anouk e Rosette, vive uma vida pacífica, talvez até mesmo feliz, por cima da sua pequena loja de chocolates. Não há nada fora de comum que as destaque de todos os outros. A tempestade que caracterizava a sua vida parece ter acalmado...
Pelo menos até ao momento em que Zozie de l’Alba, a mulher com sapatos de rebuçado, entra de rajada nas suas vidas e tudo começa a mudar…
Mas esta nova amizade não é o que parece ser. Impiedosa, retorcida e sedutora, Zozie de l’Alba tem os seus próprios planos – planos que vão despedaçar o mundo delas. E com tudo o que ama em jogo, Yanne encontra-se perante uma escolha difícil: fugir, tal como fez tantas outras vezes, ou confrontar o seu pior inimigo…
Ela própria."

Comentário:
Supostamente, uma continuação de Chocolate.
Apesar do reencontro com os personagens e do desfecho cativante, o livro não se compara àquela primeira história que me deu a conhecer o mundo repleto de magia de Joanne Harris.
Contudo, é composto de momentos muito bons.
Gostei particularmente da relação mãe-filha na pré adolescência e captei alguns dizeres que me fizeram sorrir e pensar. Muito...
Um exemplo: "Ser mãe é viver com medo; medo da morte, da doença, da perda, de acidentes, de estranhos ou do Homem de Preto ou, simplesmente, das pequenas coisas de todos os dias que conseguem magoar imenso: um olhar de impaciência, uma palavra de irritação, a história não contada à hora de deitar, o beijo não dado, o momento terrível em que uma mãe deixa de ser o centro do universo da filha e se converte em mais um satélite na órbita de um sol menos importante".
Interessante, não? :)
Gostei particularmente da personagem "demoníaca"... O Mal personificado numa mulher. Arrepiante!

6 comentários:

Nucha disse...

Gostei muito da descrição de ser mãe.
Era livro que não pegaria numa livraria... vi o filme "Chocolate" mas também não achei nada de especial. Mas parece ter partes interessantes.

Beijinhos

PS: tens que me dar umas aulitas de como gerir o tempo, para ver se consigo ler mais!

Projetor disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Projetores, I hope you enjoy. The address is http://projetor-brasil.blogspot.com. A hug.

Filipa disse...

Deixaste-me de àgua na boca para ler este livro, já que gostei imenso do filme e, posteriormente, do livro! As personagens são deliciosas e os actores fantásticos.

Obrigada
Fi

perola&granito disse...

Bom fim de semana.

djamb disse...

Penso que "Rebuçados de Chocolate" pode ser um livro distinto de chocolate, tendo em conta o tom e o enredo criados por Joanne Harris.
Este segundo volume, chamemos-lhe assim, pareceu-me muito diferente do primeiro. Pareceu-me mais mágico, mais surreal... como se se tratasse de um mundo infantil.
Também adorei o relato da história pelas 3 personagens principais.
Gostei mto do blog, voltarei! :)

Caminho disse...

De facto a personagem de Zozie e a sua relação com Anouk para mim foi o que mais me interessou. A constatação de que as pessoas, por mais coloridas e alegres que pareçam podem ocultar terríveis segredos...