quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Trilogia Millennium



Títulos:
Os Homens Que Odeiam as Mulheres - volume I
A Rapariga Que Sonhava com uma Lata de Gasolina e Um Fósforo - volume II
A Rainha no Palácio das Correntes de Ar - volume III
Autor: Stieg Larsson
Editora: Oceanos

Sinopse:
"O segredo da Trilogia Millennium, o maior sucesso de sempre da literatura policial, assenta na mestria com que o autor (Stieg Larsson) nos leva a querer conhecer os meandros mais obscuros da vida contemporânea: a corrupção nos meio económicos e financeiros, os movimentos organizados de extrema-direita, o abuso de poder e a violência contra as mulheres. E não é apenas a história que é viciante; as personagens que lhe dão vida fascinam-nos pela originalidade: a dupla improvável entre Lisbeth Salander, a jovem pirata informática, quase anoréctica, cheia de piercings e tatuagens e com um sentido de justiça muito próprio, e Michael Blomkvist, uma espécie de justiceiro que usa a escrita como uma arma para atingir o alvo com precisão, deixa-nos rendidos a horas de leitura e prazer."

Comentário:
I'm back...
E logo com uma trilogia.
A Lisbeth e o Michael acompanharam-me estes meses todos de ausência.
Os dois primeiros volumes foram lidos de um só trago. Denota-se uma escrita jornalística. Incisiva, uma "cut to the chase" envolvente mas previsível.
O terceiro volume é mais maçudo, o que para mim transmite mais veracidade à história que é vertida ao longo de tantas páginas. A existência da "Secção" é verosímel. A própria morte do escritor trouxe mais ênfase e mistério à intriga.
As personagens são extremamente densas. Fortes, vitoriosas apesar da fragilidade ou beleza física. É um estilo diferente, pouco romanceado. Serviu para voltar às lides da leitura.
E que saudades eu tinha de folhear as páginas de um livro...

2 comentários:

Carlinha disse...

Tenho esta trilogia cá em casa vou ver se lhe dou uma oportunidade;)
Boas leituras...

Jose Flamarion disse...

Caro Amigo/Amig@,

Livros existem para aventurarem-se de mão em
mão, enchendo olhos e mentes, traspassando
mundos vários, continentes distantes, até mesmo
galáxias perdidas deste infinito Universo, sem
respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor
Tempo.

É com base neste espírito que Lisboa acaba de
ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e
novos.

No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.

Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interessante, ajudar a divulgá-la, repassando esta mensagem para a sua lista de emails. Vamos dar continuidade à aventura dos livros!