segunda-feira, setembro 17, 2012

As Serviçais



Título: As Serviçais
Autor: Kathryn Stochett
Editora: Saída de Emergência


Sinopse:
"Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela.
Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo."


Comentário:
It´s a lovely book...
Com um tema sempre actual - a segregação racial - num Estado conhecido nem sempre pelos melhores motivos, é uma forma criativa de abordagem. As criadas que criam os filhos de outras, que recebem um salário mas não são livres. Nunca são livres. Agrilhoadas ao preconceito, à mesquinhez e à cor da sua pele.
O irónico da situação é que os patrões, ou melhor, as mulheres dos patrões, ao deixarem os filhos entregues às criadas, sujeitam-se a que as mesmas cresçam com a cabeça cheia de histórias que moldam a sua personalidade e abrem caminho ao "daltonismo"...

Nenhum comentário: