quarta-feira, julho 03, 2013

Madrugada Suja


Título: Madrugada Suja
Autor: Miguel Sousa Tavares
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
"No princípio, há uma madrugada suja: uma noite de álcool de estudantes que acaba num pesadelo que vai perseguir os seus protagonistas durante anos. Depois, há uma aldeia do interior alentejano que se vai despovoando aos poucos, até restar apenas um avô e um neto. Filipe, o neto, parte para o mundo sem esquecer a sua aldeia e tudo o que lá aprendeu. As circunstâncias do seu trabalho levam-no a tropeçar num caso de corrupção política, que vai da base até ao topo. Ele enreda-se na trama, ao mesmo tempo que esta se confunde com o seu passado esquecido. Intercaladamente, e através de várias vozes narrativas, seguimos o destino dessa aldeia e em simultâneo o dos protagonistas daquela madrugada suja e daquela intriga política. Até que o final do dia e o raio verde venham pôr em ordem o caos aparente."

Comentário:
Este livro soube-me a pouco...
Havia ainda tanto a escrever!
Gosto muito de histórias de família, que se entrelaçam num percurso comum, e finais surpreendentes.
A ideia de como um simples erro nos acompanha a vida toda é terrivelmente assustador. E verdadeiro.
Há quem me acuse de ser sincera demais mas continuo a defender que a verdade liberta. O segredo fragiliza e corrói interiormente. A culpa transforma-nos.
Num panorama político que atravessa o 25 de Abril, esta obra transmite-nos valores muito diversos, sendo a integridade e a honestidade os que se destacam mais. Neste nosso Portugal pequenino, minado de corrupção, tráfico de influências e a vulgar cunhazinha, é um milagre encontrar este Filipe quixotesco.
E em quem será que o MST se inspirou? 

Citação:
"Mas pronto, partilhávamos o silêncio, e o sillêncio a dois não é o mesmo que o silêncio sozinho".

Um comentário:

SEVE disse...

O MST é talvez dos únicos jornalistas/escritores quase intelectualmente honesto (quase).