quinta-feira, setembro 03, 2009

O Tigre Branco

Título: O Tigre Branco
Autor: Aravind Adiga
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
"O livro revela uma Índia ainda muito pouco explorada pela ficção, a Índia negra, violenta e exuberante das desigualdades socioculturais. Toda a obra é uma longa carta dirigida ao Primeiro-Ministro chinês, escrita ao longo de sete noites. O autor da carta apresenta-se como o tigre branco do título, e auto-denomina-se um "empreendedor social". Descrevendo a sua notável ascensão de pobre aldeão a empresário e empreendedor social, o autor da carta, Balram, acaba por fazer uma denúncia mordaz das injustiças e peculiaridades da sociedade indiana. Fica assim feito o retrato de uma sociedade brutal, impiedosa, em que as injustiças se perpetuam geração após geração, como uma ladainha que se entoa incessantemente ao ritmo de uma roda de orações. São muito poucos os animais que conseguem abrir um buraco na vedação e escapar ao destino do cárcere eterno. O Tigre Branco é um deles."

Comentário:
Há livros que nos surpreendem. Não tanto pela forma de escrever, mas pelo conteúdo e pelas ideias transmitidas. Um retrato cruel de um país grande e cheio. A Índia com a sua profunda disparidade social, um sistema de castas profundamente injusto e degradante, que não faz jus à igualdade entre os homens.
Obviamente que no meio de tanta miséria, há sempre quem vença, vindo das entranhas e utilizando meios menos legítimos mas quem somos nós para condenar os métodos. Os fins nem sempre justificam os meios mas deixam a pensar...
É um país estranho, com uma cultura estranha. Mas o livro é de ler e chorar por mais.

Nenhum comentário: