sexta-feira, julho 31, 2009

A Solidão dos Números Primos

Título: A Solidão dos Números Primos
Autor: Paolo Giordano
Editora: Bertrand Editora

Sinopse:
"Alice é obrigada pelo pai a frequentar um curso de esqui para ser forte e competitiva, mas um acidente terrível deixará marcas no seu corpo para sempre. Mattia é um menino muito inteligente cuja irmã gémea é deficiente. Quando são convidados para uma festa de anos, ele deixa-a sozinha num banco de jardim e nunca mais torna a vê-la. Estes dois episódios irreversíveis marcarão a vida de ambos para sempre. Quando estes "números primos" se encontram são como gémeos, que partilham uma dor muda que mais ninguém pode compreender."

Comentário:
É um livro doloroso, carregado de solidão, desencontros e muitos silêncios. Ficou tanto por dizer, por explicar, por compreender.
A história em paralelo de duas almas gémeas, matematicamente equiparadas a dois números primos. Os anos vão correndo, as vidas vão-se vivendo, outras personagens entram e saem. A final, resta sempre o fio que os une, reflexo de um sentimento maior. Mas nem esse consegue ultrapassar a barreira da solidão.
Foram marcados pelo passado. Episódios determinantes das fragilidades de ambos - a bulimia e os cortes nas mãos. Mas aliando a alegria de Alice e a inteligência de Matia, percorrem o caminho da vida em paralelo, com alguns choques intensos, influenciando-se mutuamente.
Um final previsível. O único possível. Sem romantismo ou afins, apenas a crua e dura realidade...

2 comentários:

Maria Pereira disse...

Tenho esse livro la em casa e é um dos próximos da lista a ler

Bjs mts e tenho saudades do teu blog :)

djamb disse...

Tenho ouvido maravilhas sobre este livro, mas ainda não li.
Boas leituras!