domingo, fevereiro 05, 2012

A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao



Título: A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao
Autor: Junot Díaz
Editora: Porto Editora


Sinopse:
"Oscar Wao é enorme. E dominicano.
Gozado pelos colegas e isolado do mundo, sonha com raparigas e aventuras extraordinárias, sente vergonha por não estar à altura da reputação viril dos machos dominicanos, mas não consegue mais do que uma vida de desilusões.
Para Oscar, o drama é um fado demasiado familiar.
A sua breve e assombrosa vida está marcada a ferro e fogo por uma maldição ancestral, o fukú, que, nascido em Santo Domingo, é transmitido de geração em geração, como uma semente ruim.
Alimentada pela sorte dos seus antepassados, quebrados pela tortura, pela prisão, pelo exílio e pelo amor impossível, a história de Oscar escreve-se fulgurante e catastrófica, e integra a grande História, a da ditadura de Trujillo, a da diáspora dominicana nos Estados Unidos e a das promessas incumpridas do Sonho Americano.

Comentário:
Foi um livro moroso de ler. Dois meses, nada normal. Mas como ando sem vontade de desistir, arrastei a leitura. E valeu a pena.
A ditadura de Trujillo continua a espantar-me pela sua crueldade. É uma memória eterna, de que os dominicanos não se livram, e que rege as suas vidas futuras porque há sempre um antepassado que passou numa "República" Dominicana carregada de maldade e perseguição.É engraçado a forma como o narrador encadeou as várias vidas que se cruzam, sempre com o dogma do fukú. Triste, violento e real. Cruelmente real.

Um comentário:

SEVE disse...

Belo livro (na minha modesta opinião).