quinta-feira, agosto 16, 2012

Um Dia


Título: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Civilização Editora

Sinopse:
"Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente.
15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes. Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão? Vinte anos, duas pessoas, um DIA."

Comentário:
Gosto muito deste género de livro... Porque acho ou pelo menos tenho a doce ilusão de que é muito realista. Bebe da vida dos homens e mulheres deste planeta. Género aquele filme em que a vida pode ter dois caminhos diferentes conforme se apanha o metro e vamos trabalhar ou perdemos o metro e voltamos a casa.
A Em e o Dex só ficaram juntos porque assim tinha que ser. Mas se optassem por prescindir do seu percurso de vida logo no início da idade adulta, não tinha resultado. A maturidade, a experiência com outras pessoas e o desenvolvimento das personalidades culminaram na percepção de que o amor está mesmo ali ao lado. Um amor de criança, amadurecido em barris de madeira de carvalho, para ser servido na ternura dos 40.
É desolador o fim. Simultaneamente ensina uma grande lição, podemos viver sem a pessoa que amamos e preservar a sua memória eterna. Demora muito tempo mas todos chegam lá.
Mesmo assim, continuam muitos cegos a deambular pelo mundo, com medo de arriscar e de pensar no que sentem durante mais de 5 minutos. Iam surpreender-se com as conclusões...

Nenhum comentário: