quarta-feira, setembro 10, 2014

Rosa Cândida

 

Título: rosa candida
Autor: Audur Ava Ólafsdóttir
Editora: Marcador

Sinopse: 
"Um jovem decide deixar a casa da sua infância, o irmão autista, o pai octogenário e as paisagens familiares de campos de lava cobertos de musgo, em busca de um futuro desconhecido.
Pouco antes da sua partida recebe um terrível telefonema: a mãe falecera num acidente de carro. As suas últimas palavras tinham sido de doce conselho ao filho, incitando-o a continuar o trabalho que partilhavam na estufa, mais especificamente o cultivo de uma variedade de rosa rara, a Rosa Candida.
Antes da morte da mãe, naquela mesma estufa, vivera um breve encontro de amor. Foi quando já preparava a sua partida que soube que, nessa noite, concebera inocentemente uma criança. Atordoado com todos estes súbitos acontecimentos, procura refúgio, recolhendo-se num majestoso jardim abandonado de um antigo mosteiro europeu.
É aí que se vai dedicar a fazer florescer aquela rosa rara de oito pétalas. Ao concentrar a sua energia no seu cultivo, aprende também, sem dar por isso, a cultivar o amor.
Rosa Candida é a história de um jovem que assume o papel de pai ao mesmo tempo que se torna homem. Uma história de amadurecimento, sobre a beleza da vida e a forma como pequenas e simples experiências podem muitas vezes transformar a realidade numa extraordinária e incomum vida. Um livro impressionante que nos faz perceber que mudar, por vezes, é tudo o que precisamos..."
 
Comentário:
Na Islândia, as famílias são parecidas com as nossas e as suas histórias fascinam qualquer um.
O filho que se aventura para outro país, o filho que recorda a prematura morte da mãe, o filho que tem uma filha com uma desconhecida, o filho que herdou o gosto pelas flores, o filho que aprendeu conhecer a mãe da filha.
O filho transformou-se em pai e correu bem, muito bem.
E a rosa das oito pétalas existe...
A vida tal como ela é!

Nenhum comentário: