domingo, setembro 29, 2019

A Menina que roubava Morangos



Título: A Menina que roubava Morangos
Autor: Joanne Harris
Editora: Edições Asa

Sinopse:

"O coração de Vianne Rocher, a encantadora e inquieta maga do chocolate, parece ter finalmente serenado. A vila de Lansquenet-sous-Tannes, que em tempos a rejeitou, é agora o seu lar. Com a filha mais velha, Anouk, a viver em Paris, Vianne dedica-se por inteiro à chocolaterie e a Rosette, a filha mais nova, a sua menina "especial". A acompanhá-las estão os seus amigos do rio, os extravagantes vizinhos, e o circunspecto padre Reynaud. Mas o vento, quando sopra, traz sempre mudanças… E estas começam com a morte de Narcisse, o temperamental florista. A vila fica em alvoroço pois Narcisse deixa não só uma surpreendente herança a Rosette, mas também uma inesperada confissão.
Nada voltará a ser como dantes. E quando uma loja nova abre onde antes se dispunham as magníficas flores de Narcisse, tudo parece um prenúncio de algo: um confronto, alguma turbulência, ou talvez até… um crime? Conseguirá Vianne impedir que o vento leve tudo o que lhe é mais querido?
Há magia no ar. Há luz e sombra. Vingança e amor. Vinte anos depois da publicação de Chocolate, Joanne Harris regressa à pitoresca vila francesa num romance sobre a força do passado, o poder da memória e a aceitação das marcas que a vida deixa em nós."



Comentário:
A continuação do Chocolate.

Tenho um carinho muito especial pela Vianne e o seu vento, que tanto sopra ferozmente, como se sente como uma leve brisa de felicidade.
É um tema muito pessoal, esta questão dos filhos que crescem, dos filhos que se vão embora, dos filhos que se tornam independentes. E a mãe que finalmente assenta por causa dos filhos. E afinal os filhos não são dela, são do mundo. E isso é bom. 
"E agora que o vento voltara a amainar, ela compreendia que estava livre. Livre de ir ou ficar como decidisse; livre de usar os seus dons como entendesse; livre de amar sem temer a perda."

Nenhum comentário: